top of page

Darcy - Ato de Coragem

2h 15min   |   Idioma   |   Produtor Diretor

O documentário “Darcy - Ato de Coragem”, viaja pelo centenário do antropólogo Darcy Ribeiro, narrativa com vários historiadores, a obra faz referência a um homem de muitas causas. Darcy Ribeiro foge de um hospital e se refugia em Maricá para concluir o livro que encerraria a sua teoria sobre a formação do Brasil. Ao contrário do exílio forçado pelo golpe militar de 1964, esta sua fuga foi voluntária e para nela ter sucesso usou como artifício convencer a um médico da necessidade de passar em sua casa na cidade do Rio de Janeiro para pegar algumas anotações e depois voltar ao hospital. Diferente disso não voltou e se refugiou em Maricá. “Fugi para acabar meu livro, não poderia deixar de terminá-lo”, diz Darcy a um jornalista.

O consagrado autor de diversas obras importantes no campo da antropologia e do romance, que foram traduzidas em diversos idiomas, Darcy fugiu! Como um Drumond, foi para uma espécie de Pasárgada onde seria apenas um amigo do rei, que, no caso, era personificado na liberdade que lá encontrara.

CAPA2.jpg


Darcy transformou o seu lugar de retiro em seu refúgio, onde às vezes passava como anônimo, ele seria apenas o escritor na conclusão de sua obra derradeira e se refugiaria na casa projetada pelo amigo Niemeyer e poderia, erguendo o nariz, sentir de novo aquele cheiro, não apenas o da brisa em cujo lugar se dá a perfeita conjunção entre o mar azul e céu límpido. 

O ponto alto do filme e mostrar porque a fuga de Darcy ainda hoje nos serve de inspiração. O ato do Professor nos educa, nos ensina que mesmo diante de uma situação extrema, de um diagnóstico aterrorizante como de um câncer, que pode a qualquer momento nos retirar de cena, não devemos nos deixar dominar pela letargia que acomete aos enfermos em estado extremo, ao contrário é preciso transcendê-la e a melhor forma de fazê-lo é através de um motor, de uma paixão, e no caso de Darcy Ribeiro, o que o movimentou foi um misto formado pelo amor à vida naquele momento, ao nosso país e ao seu povo, o “Povo Brasileiro”.

bottom of page